OFICIO 022020 GOVERNADOR ZEMA

Reabertura dos Salões de Beleza, Barbearias, e Clínicas de Estética de Belo Horizonte

Oficio 02-2020

Excelentíssimo Sr. Romeu Zema

Governador do estado de Minas Gerais

Assunto: Requerer a reabertura dos Salões de Beleza, Barbearias e Clínicas de Estética

A FESERV. Federação de Serviços do Estado de Minas Gerais, juntamente com seus sindicatos filiados do SETOR DE BELEZA, sendo um total de sete Sindicatos Patronais e a Fethemg, Federação dos Empregados em Turismo e Hospitalidade do Estado de Minas Gerais representante dos Empregados do setor da Beleza no Estado de Minas Gerais, vem através desta, manifestar nossa preocupação e expressar nossa solidariedade com o vosso governo em virtude do aumento dos caso de contaminação no estado de Minas Gerais pelo novo COVID-19 e os terríveis efeitos que está causando a nossa população e a nossa economia.

Gostaríamos também de expressar a nossa extrema preocupação com relação as diversas responsabilidades assumidas como empresários do setor da Beleza e não cumpridas.

Cientes de que o vosso governo está atento ao avanço da contaminação e que medidas mais drásticas estão sendo tomadas para resguardar a saúde da população, cumpre-nos destacar que as medidas de cancelamento de eventos, proibição de aglomeração de pessoas, fechamento de estabelecimentos comerciais e empresas e até mesmo as possíveis quarentenas de pessoas são medidas necessárias, porém que causará um impacto arrasador na nossa economia.

O setor da Beleza hoje é sustentado pela prestação de serviços na forma de parceria, conforme lei 13.352/2016 (Lei do Salão Parceiro), entre os proprietários e os profissionais que desempenham suas habilidades, ou seja, os profissionais de Beleza dependem totalmente dos serviços realizados diariamente para seu sustento como dos seus dependentes (cônjuge, filhos, pais, entre outros). Se não há serviço prestado, não haverá rendimento. E, por trabalhar pelo sistema de comissão, recebem pelo que produzem, caso contrário, não terão nada a receber. Como o setor da Beleza (salões) em sua maioria é constituído por famílias, muitas pessoas da mesma casa estão sem sustento algum.

Quanto aos estabelecimentos, proprietários de Salões, Barbearias, Estéticas, sem os serviços prestados, não terão condições de arcar com seus compromissos mensais, como: alugueis, condomínios, tributos, folha de pagamento dos seus colaboradores e demais encargos.

Diante deste cenário solicitamos ao vosso governo a atenção especial aos profissionais do seguimento de beleza, uma vez que a nossa atividade não permite outro tipo de trabalho a não ser presencial.

Nós, como profissionais e presidentes de Entidades Sindicais, entendemos que o nosso setor é um dos grandes responsáveis pela geração de emprego e renda no nosso estado e até mesmo em todo território nacional e por estarmos diretamente ligados com a vaidade, autoestima, higiene e beleza, sabemos que o nosso trabalho é de extrema necessidade para a população nesse período tão delicado que estamos vivendo.

A maior preocupação dos Sindicatos e Federações nesse momento, é que muitos Salões de Beleza, Barbearias e Clinicas de Estética estão abrindo devido a necessidades que se encontram em cumprir seus compromissos, sem nenhum direcionamento de segurança para profissionais e clientes.

Entendemos que a prevenção e a saúde tanto dos profissionais e clientes é de extrema necessidade, mas a sobrevivência ainda é maior.

Diante de todas essas informações e necessidade de sobrevivência que o setor da Beleza se encontra, e como já estão funcionando em algumas cidades mineiras e outros estados, viemos respeitosamente a Vossa Excelência pedir para que sejam revistos os decretos anteriores e nos permitam a voltar ao trabalho, respeitando as normas da vigilância sanitária e da OMS (organização mundial da saúde), como:

• Trabalhar com agendamentos, sem aglomerações, respeitando o espaço de 2 metros e fornecendo máscaras (bucal), luvas, toucas, toalhas para os profissionais e clientes, sendo todos os itens descartáveis;
  • Fornecimento de álcool em gel nas entradas e nos banheiros, como também sabonetes líquidos para higienização das mãos em todos os estabelecimentos;
  • Higienização e limpeza no local, como cadeiras, por exemplo, ao término de cada atendimento;
  • Esterilização e desinfecção de todas as ferramentas utilizadas nos atendimentos.

Com todos esses cuidados temos certeza que iremos trazer mais segurança e confiabilidade tanto para os nossos clientes, como também para os profissionais.

Os profissionais dos setores de saúde e beleza já tem esse hábito de trabalhar com seus EPIS, como: jalecos, luvas, toucas, máscara, e outros, adquiridos desde sua formação profissional.

Por esse motivo não teremos nenhuma dificuldade em se adequar nesse modelo de prevenção.

Em tempo, ciente de poder contar com a colaboração de Vossa Excelência, manifestamos nossos votos de elevada estima e consideração pelo desempenho de suas atividades em prol da população do Estado de Minas Gerais, ressaltando também o nosso compromisso de fazer cumprir as normas estabelecidas para todos os profissionais e clientes.

Belo Horizonte, 20 de Abril de 2020.

Atenciosamente,

Presidente Sindbeleza BH